Novas perspectivas para 2021

Geral

Fórum aberto de jurimetria, atendimento a pesquisadores, novo cronograma de eventos e outras atividades previstas da ABJ para este ano

Bárbara Tassoni
02-23-2021

Na última sexta-feira de Janeiro/2021 (30), realizamos o primeiro Café Jurimétrico do ano. A nona edição do evento apresentou uma série de novidades que temos preparado na associação, principalmente para o nosso quadro de associados.

Achamos que seria interessante toda a comunidade compartilhar de nossos avanços e queremos, cada vez mais, que participem conosco dessa história. Por isso, trazemos algumas das principais ações da ABJ para 2021 neste post.

Fórum aberto de Jurimetria

O novo fórum de Jurimetria da ABJ está em fase final de configuração, mas já pode ser acessado através deste link. O nosso objetivo é reunir toda a comunidade participante desse universo para discutir sobre qualquer tipo de assunto relacionado à Jurimetria.

Nos inspiramos em outros fóruns desse mesmo formato para trazer a possibilidade de incentivarmos os estudos e promover discussões relevantes acerca dos conceitos, técnicas, dificuldades e melhores práticas que podemos seguir dentro do tema.

O mais bacana desse novo canal de contato é que, além de conseguirmos promover um ambiente colaborativo e mais ágil para as respostas e debates, ele será aberto a todos que quiserem participar.

Novo cronograma de auxílio a pesquisadores

Este, sem dúvida, é um projeto da ABJ que temos muito orgulho. Ao longo de nossos anos de atuação, tivemos a oportunidade de auxiliar diversos estudantes e pesquisadores, não como mentores ou professores, mas na orientação de dúvidas e indicando possibilidades de pesquisa em seus estudos jurimétricos.

Temos nos preparado para continuar e expandir cada vez mais essa ação que traduz a maior missão da ABJ: reunir e incentivar pesquisadores que tenham interesse pelo estudo prático da jurimetria.

Para isso, este ano definimos uma agenda com horários fixos semanais destinados ao atendimento de pesquisadores (e grupos de pesquisa), com ênfase aos associados, que estejam com projetos em desenvolvimento e necessitem de orientações sobre metodologia, dúvidas em utilização e extração de dados, análises simples, conceitos de jurimetria, entre outras necessidades.

Por conta da demanda, os horários tendem a ser disputados e, por termos uma agenda dupla, de associados e não associados, o tempo para conseguirmos realizar o atendimento pode variar bastante. Se tiver interesse em saber mais, você pode entrar em contato conosco através do nosso e-mail [email protected] ou se associando através do nosso site.

Novo cronograma de eventos

Nada melhor do que podermos promover debates relevantes através de nossos tradicionais Cafés Jurimétricos. E a grande novidade para este ano é que em 2021 o nosso café será mensal.

O evento, pensado para nossos associados, ganha mais frequência e buscará a aproximação com o quadro associativo. Como este, em especial, é um evento fechado, também estamos programando outros momentos ao longo do ano para promover e divulgar novos conteúdos e discussões com toda a comunidade.

Área do associado, sistema de associação

Estamos bastante animados com as novidades e a nova área do associado da ABJ é mais uma delas. Ainda em desenvolvimento, contará não só com uma versão atualizada do nosso Boletim Eletrônico – que possui diferentes insights sobre os dados do TJSP – , mas também com uma relação completa de pacotes, projetos desenvolvidos, download de bases de dados que disponibilizamos e várias informações dos Observatórios da ABJ.

Enfim, 2021 será um ano de muito trabalho aqui na associação. Esperamos que essas novidades sejam só o começo e que vocês possam aproveitar cada uma delas. Visite nosso site – que está de cara nova –, fique por dentro dos próximos eventos, inscreva-se no fórum e continue nos acompanhando por aqui, no Lab. Vai ser incrível poder contar com todos vocês em 2021!

Reuse

Text and figures are licensed under Creative Commons Attribution CC BY 4.0. The figures that have been reused from other sources don't fall under this license and can be recognized by a note in their caption: "Figure from ...".

Citation

For attribution, please cite this work as

Tassoni (2021, Feb. 23). Associação Brasileira de Jurimetria: Novas perspectivas para 2021. Retrieved from https://lab.abj.org.br/posts/2021-02-23-novas-perspectivas-para-2021/

BibTeX citation

@misc{tassoni2021novas,
  author = {Tassoni, Bárbara},
  title = {Associação Brasileira de Jurimetria: Novas perspectivas para 2021},
  url = {https://lab.abj.org.br/posts/2021-02-23-novas-perspectivas-para-2021/},
  year = {2021}
}