Uma nova ferramenta para auxiliar os processos de adoção

CNJ Adocao

Este post busca contextualizar a ferramenta que os pesquisadores da ABJ estão desenvolvendo em parceria com o Conselho Nacional de Justiça para aprimorar o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

Rafael Bassi Stern https://www.linkedin.com/in/rafael-stern-898b49a/ , Ricardo Feliz https://www.linkedin.com/in/ricardo-feliz-okamoto-a20344171/ , João Torquato https://www.linkedin.com/in/jo%C3%A3o-marcelo-torquato-157b0a16a/ , Katerine Witkoski https://www.linkedin.com/in/katerinewitkoski/
2022-05-25

O problema

O cenário da adoção, atualmente, é marcado por uma característica um tanto triste: o perfil que os pais desejam adotar é diametralmente oposto ao perfil das crianças disponíveis. Esse resultado foi encontrado pela ABJ em um de seus primeiros estudos, junto do CNJ, finalizado em agosto de 2014, conforme a figura abaixo.

Estudo realizado pela ABJ, junto do CNJ (2014).

Figure 1: Estudo realizado pela ABJ, junto do CNJ (2014).

Dado esse desencontro entre os pretendentes e as crianças, surge um problema para o Judiciário: processos de adoção muito lentos. Em parte, a lentidão se dá por causa do tempo de processamento da demanda e, portanto, é uma causa do próprio Judiciário; por outro lado, essa lentidão se explica em larga medida justamente por esse descompasso de perfis. Uma vez que esse problema aparece, precisamos pensar em soluções para amenizar essa questão.

A ferramenta

É com o problema dos tempos em mente que a ABJ está desenvolvendo uma ferramenta para ser implementada no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do CNJ. A ferramenta tem um objetivo principal: informar os pais pretendentes como que suas escolhas de perfil da criança se revertem em maiores ou menores tempos até se conseguir adotar a criança.

No questionário de pretendentes, há as seguintes características sobre o perfil da criança disponíveis no site do SNA:1

Questionário disponível no site do SNA.

Figure 2: Questionário disponível no site do SNA.

Em resumo, os pretendentes podem calibrar as características das crianças com base nas seguintes características:

Cada uma dessas características pode afetar mais ou menos o tempo de adoção, pois é variada a quantidade de crianças com cada característica. Assim, a ferramenta que estamos desenvolvendo busca estimar o tempo de adoção que cada uma dessas escolhas implicará. Basta o usuário (pai/mãe pretendente que deseja estimar o tempo de suas escolhas) escolher perfis diferentes e verificar a estimativa de tempo relacionada a essas escolhas.

A ideia é que, com informações respeito dos tempos de adoção, os pais possam repensar critérios muito restritos em benefício de critérios mais abrangentes; ou ainda que os pais, mesmo que se decidam por manter critérios rígidos na seleção das crianças, criem expectativas adequadas e ajustadas à realidade sobre o tempo que demorará para que uma criança com essas características fique disponível para adoção.

Conclusão

Conforme vimos, um grande problema que os processos de adoção enfrentam são os elevados tempos até se concluir o processo de adoção. Em larga medida, isso se explica pelo descompasso de perfis que os pretendentes registram com as crianças disponíveis. É dentro deste contexto que se encaixa a ferramenta desenvolvida pela ABJ, cujo objetivo é informar os futuros pais sobre a realidade das crianças disponíveis para adoção e, assim, auxiliá-los no processo de escolha do perfil.


  1. https://www.cnj.jus.br/sna/indexPrecadastro.jsp↩︎

Reuse

Text and figures are licensed under Creative Commons Attribution CC BY 4.0. The figures that have been reused from other sources don't fall under this license and can be recognized by a note in their caption: "Figure from ...".

Citation

For attribution, please cite this work as

Stern, et al. (2022, May 25). Associação Brasileira de Jurimetria: Uma nova ferramenta para auxiliar os processos de adoção. Retrieved from https://lab.abj.org.br/posts/2022-05-25-ferramenta-adocao/

BibTeX citation

@misc{stern2022uma,
  author = {Stern, Rafael Bassi and Feliz, Ricardo and Torquato, João and Witkoski, Katerine},
  title = {Associação Brasileira de Jurimetria: Uma nova ferramenta para auxiliar os processos de adoção},
  url = {https://lab.abj.org.br/posts/2022-05-25-ferramenta-adocao/},
  year = {2022}
}