Processos administrativos e judiciais

Muitas pessoas confundem jurimetria como análise das decisões do judiciário. Neste post, explicamos essa dúvida.

Julio Trecenti https://www.linkedin.com/in/jtrecenti/
2022-07-25

O Direito se manifesta em muitos lugares, mas certamente o primeiro que pensamos é o judiciário. Eu pelo menos, mesmo trabalhando por muitos anos na área, ainda imagino aquele martelinho do juiz togado quando penso em direito.

Foto de Tingey Injury Law Firm, retirada do Unsplash

Figure 1: Foto de Tingey Injury Law Firm, retirada do Unsplash

Como o Direito remete naturalmente ao judiciário, é natural imaginar que a jurimetria remeta à análise de dados do judiciário. De fato, muito do que se faz em jurimetria hoje é fonte de aplicações da estatística nas decisões judiciais, mas isso não significa que tudo na Jurimetria utiliza o judiciário: há também uma parte do direito que se refere à estrutura administrativa do Estado.

Pesquisas usando dados administrativos

A ABJ possui pelo menos quatro pesquisas analisando dados da Administração Pública. As fontes de dados costumam ser as decisões de autarquias e outros órgãos do Governo, mas há também dados sobre as próprias entidades analisadas. Descrevemos essas pesquisas abaixo.

O Diagnóstico do Contencioso Tributário Administrativo no Brasil traz as conclusões e os principais desafios relacionados à resolução de litígios administrativos tributários. O Relatório representa um esforço conjunto entre a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A 1ª Fase do Observatório do Mercado de Capitais é dedicada à análise dos Processos Administrativos Sancionadores (PAS) e Termos de Compromisso (TC) da CVM, endereçando os seguintes pontos: i) temas dos processos sancionadores; ii) características das partes envolvidas; iii) desfecho dos julgamentos, critérios e forma de aplicação das sanções; iv) tempo de duração dos processos; v) características dos Termos de Compromisso e vi) temas com divergência nos julgamentos.

Nosso estudo sobre o CARF foi um dos primeiros trabalhos da ABJ, com o objetivo objetivo de auxiliar na elaboração e alteração de leis sobre o tema. Especificamente, o estudo buscou: i) analisar a evolução temporal do volume processual relacionado a: Tributo e Seção/conselho; ii) analisar o resultado do processo, relacionando-o com Tributo, Seção/conselho e tempo; iii) analisar o resultado do processo, relacionando-o com tipo de relator; iv) estudar a relação dos resultados dos processos com as seções de julgamento, os tipos societários e outras variáveis; v) associar os fundamentos de mérito por tributo com a quantidade de resultados favoráveis, relativamente aos contribuintes.

Por fim, o estudo sobre critérios objetivos para porte e tráfico de drogas buscou investigar a necessidade da implementação de critérios objetivos para distinguir porte e tráfico de drogas, além de descrever os possíveis impactos sociais de sua aplicação. A base utilizada neste estudo foi o Registro Digital de Ocorrências (RDO) da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP).

Por quê é difícil analisar dados da Administração Pública em comparação com os dados do Judiciário?

A análise de dados de decisões administrativas costuma ser complicada. Isso ocorre porque não temos um “CNJ dos dados administrativos” e, por isso, cada entidade tem sua forma de organizar e disponibilizar os dados. O que mais sentimos falta nesse sentido são a Resolução 46 (Tabelas Processuais Unificadas) e a Resolução 65 (Numeração Única), que são os principais guias para realização de pesquisas no judiciário.

A falta de uniformidade dos dados atrapalha muito a realização de pesquisas. Por exemplo, no estudo mais recente da ABJ sobre o Contencioso Tributário Administrativo, precisamos construir um algoritmo de construção da base para cada estado e município que fizeram parte da pesquisa, além dos dados do CARF. Isso deu um trabalho muito grande e pouco replicável. Imagina expandir isso para o Brasil todo, seria um caos!

Já no judiciário, estamos na expectativa do lançamento do DataJud. O DataJud é uma base de dados unificada dos processos judiciais de todo o Brasil, organizada pelo CNJ. Quando a base for liberada, veremos visualizações e análises aparecendo com muito mais frequência e teremos acesso a dados sobre diversas temáticas, como nesse sistema, que mostra dados sobre o Meio Ambiente.

E você, já analisou dados de processos administrativos? Comente e compartilhe sua experiência nas redes sociais.

Reuse

Text and figures are licensed under Creative Commons Attribution CC BY 4.0. The figures that have been reused from other sources don't fall under this license and can be recognized by a note in their caption: "Figure from ...".

Citation

For attribution, please cite this work as

Trecenti (2022, July 25). Associação Brasileira de Jurimetria: Processos administrativos e judiciais. Retrieved from https://lab.abj.org.br/posts/2022-07-25-adm-judicial/

BibTeX citation

@misc{trecenti2022processos,
  author = {Trecenti, Julio},
  title = {Associação Brasileira de Jurimetria: Processos administrativos e judiciais},
  url = {https://lab.abj.org.br/posts/2022-07-25-adm-judicial/},
  year = {2022}
}