Análise do Observatório da Insolvência - Rio Grande do Sul

Análises Insolvência Recuperação Judicial

Este artigo busca analisar o mais novo observatório da Associação Brasileira de Jurimetria. A base de dados é composta por recuperações judiciais do Estado do Rio Grande do Sul.

Katerine Witkoski https://www.linkedin.com/in/katerinewitkoski/
2022-08-31

O estudo busca, de forma empírica, compreender melhor o processamento da recuperação judicial do Estado do Rio Grande do Sul, em iniciativa da Associação Brasileira de Jurimetria.

O projeto é dedicado a responder principalmente as características das partes envolvidas, dos principais pontos da fase da negociação, o tempo de duração dos processos, as características dos planos aprovados, acompanhando toda a construção do processamento da recuperação judicial, desde a petição inicial até o desfecho da recuperação (o encerramento da RJ ou uma possível falência).

Construção e a base de dados

As informações foram coletadas principalmente pela classificação manual, com o preenchimento de dados em um formulário padrão por pesquisadores treinados, que coletam informações diretamente do processo de forma integral.

Esta fase se constitui de uma prática completamente investigativa e minuciosa, em que os pesquisadores coletam informações pré determinadas, interpretando texto e decisões. Após essa fase, são determinados níveis de qualidade e padrões para aperfeiçoar a classificação dos dados, passando por diversos métodos de testes de qualidade, reduzindo falhas no processo de classificação e prejuízos de erros de inconsistências de dados.

A base de dados é originalmente dividida em três unidades observacionais: processos, partes e planos. No total, a base é composta por 505 casos, dos quais “401 tiveram o processamento da recuperação deferido, e somente 177 tiveram o plano de recuperação aprovado. Em 64 casos com plano aprovado, o processo foi encerrado após aprovação do plano, seja por cumprimento do plano ou falência”1.

Resultados

No fim de janeiro de 2021, é de importância destacar que entraram em vigor as alterações trazidas pela Lei Lei nº 14.112/20 à Lei nº 11.101/05, que trata da recuperação judicial.

O novo texto levantou diversos pontos positivos para a análise, como por exemplo, a inclusão da constatação prévia expressamente prevista na lei, formalizando a possibilidade de, após o ajuizamento do pedido de recuperação judicial, o juiz nomear profissional especializado para promover a constatação das reais condições de funcionamento e regularidade da documentação do devedor.

Em nosso estudo, observamos menor incidência de casos com pedidos para constatação prévia. Isso é explicado pela forma como é determinada e realizada a perícia, que atualmente é muito comum acontecer de forma extraordinária aos moldes de decisão interlocutória, dificultando a coleta de informações sobre esse tema.

Nas varas especializadas, a constatação prévia foi realizada em 2,6% dos processos (2 casos), enquanto nas comuns em 3,1% dos processos (13 casos).

Em síntese espera-se, com a implementação de tal medida, a utilização da constatação prévia apresentando de forma ordinária, de modo a tornar o procedimento mais célere e idôneo.

Outras análises

Outra informação coletada junto ao deferimento foi a incidência de determinação de emenda:

Table 1: Presença de emenda na petição inicial na especializada e na comum.
Especializada? Nº de emendas requeridas Nº de PIs sem emenda Taxa emenda
Não 106 318 25,0%
Sim 30 46 39,5%

Pelos dados coletados, as varas especializadas determinam maior número de emendas à petição inicial. Do total de processos da varas especializadas, 39,5% sofrem emendas à petição inicial. Nas comuns, esse número é de apenas 25,0%.

Por fim, a Lei nº 11.101/2005 traz diversas medidas para que o empresário cumpra a fim de tentar reerguer a atividade empresária sem participar do processo de falência. A pesquisa demonstrou uma extrema importância da possibilidade de analisar a prática de todo o procedimento responsável em regulamentar a vida da empresa em momentos de dificuldade econômica, mantendo principalmente na medida do possível uma relação mais equilibrada com segurança e proteção dos direitos de todos os envolvidos.


  1. Relatório ABJ - Observatório da Insolvência - Rio Grande do Sul↩︎

Reuse

Text and figures are licensed under Creative Commons Attribution CC BY 4.0. The figures that have been reused from other sources don't fall under this license and can be recognized by a note in their caption: "Figure from ...".

Citation

For attribution, please cite this work as

Witkoski (2022, Aug. 31). Associação Brasileira de Jurimetria: Análise do Observatório da Insolvência - Rio Grande do Sul. Retrieved from https://lab.abj.org.br/posts/2022-08-31-analise-obs-grande-do-sul/

BibTeX citation

@misc{witkoski2022análise,
  author = {Witkoski, Katerine},
  title = {Associação Brasileira de Jurimetria: Análise do Observatório da Insolvência - Rio Grande do Sul},
  url = {https://lab.abj.org.br/posts/2022-08-31-analise-obs-grande-do-sul/},
  year = {2022}
}