Contribuições da ABJ para o aprimoramento do sistema de adoção do Brasil

Analises

Pesquisa da ABJ inspirou o Projeto de Lei 5850/2016, sancionado em 22/11/2017 (Lei 13.509/2017), que agiliza procedimentos relacionados à destituição de poder familiar e à adoção de crianças e adolescentes

Jhenifer Caetano Veloso true
05-14-2018

Em 2015, a ABJ realizou um estudo, encomendado pelo Conselho Nacional de Justiça, intitulado “Tempos dos processos Relacionados à Adoção no Brasil: Uma análise sobre os impactos da atuação do poder judiciário”, o qual tinha por objetivo ter um instrumento para conhecer com maior profundidade os processos relacionados à adoção para identificar entraves legais, administrativos e judiciais, que culminassem em orientações de políticas públicas de qualidade e medidas concretas do Judiciário.

Os resultados da pesquisa revelaram que existem diversas formas de aprimorar o sistema de adoção do Brasil. Para tanto, foi construído um capítulo de propostas, organizando-as em mais de 10 seções, que poderiam ajudar na celeridade processual, acompanhamento de crianças em risco e na melhora da estrutura das varas. Vale ressaltar que as propostas são todas embasadas em evidências empíricas e opiniões de especialistas, e abrangem mudanças administrativas ou tecnológicas, campanhas a serem realizadas e propostas legislativas. Em resumo, as sugestões são:

Diante disso, a pesquisa inspirou o Projeto de Lei 5850/2016, sancionado em 22/11/2017 (Lei 13.509/2017), que agiliza procedimentos relacionados à destituição de poder familiar e à adoção de crianças e adolescentes, alterando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Dentre as alterações do ECA está a preferência na fila de adoção para interessados em adotar irmãos ou grupos de crianças, adolescentes com deficiência, doença crônica ou necessidades específicas, regras no que diz respeito à destituição do poder familiar, entrega voluntária e apadrinhamento efetivo.

Com relação à CLT, a lei dá a garantia de estabilidade provisória no emprego para o empregado que tenha obtido a guarda provisória, estender a licença-maternidade para mulheres que adotarem crianças e concedê-la para mulheres que adotarem adolescente, ou seja, a pessoa que adotar uma criança terá as mesmas garantias trabalhistas dos pais sanguíneos.

Antes da nova lei era muito difícil e burocrático adotar uma criança, mesmo que doente, não por ela não ter preferência, mas pela burocratização do processo de adoção. Sem contar que a maioria dos interessados em adotar tem preferência em recém-nascidos e saudáveis.

Portanto, espera-se que com essa nova lei as crianças não precisem contar com a sorte, ou no caso dos adolescentes, não precisam perder a esperança de algum dia ter uma família.

Reuse

Text and figures are licensed under Creative Commons Attribution CC BY 4.0. The figures that have been reused from other sources don't fall under this license and can be recognized by a note in their caption: "Figure from ...".

Citation

For attribution, please cite this work as

Veloso (2018, May 14). Associação Brasileira de Jurimetria: Contribuições da ABJ para o aprimoramento do sistema de adoção do Brasil. Retrieved from https://lab.abj.org.br/posts/2018-05-14-contribuies-da-abj-para-o-aprimoramento-do-sistema-de-adoo-do-brasil/

BibTeX citation

@misc{veloso2018contribuições,
  author = {Veloso, Jhenifer Caetano},
  title = {Associação Brasileira de Jurimetria: Contribuições da ABJ para o aprimoramento do sistema de adoção do Brasil},
  url = {https://lab.abj.org.br/posts/2018-05-14-contribuies-da-abj-para-o-aprimoramento-do-sistema-de-adoo-do-brasil/},
  year = {2018}
}